Rua Costa Carvalho, 234, Pinheiros. São Paulo - SP faleconosco@antoniettasp.com.br
+ 55 11 3034-0937

História e Chefs que fazem o Taka Daru acontecer

Afinal, o que é izakaya?

Os ambientes que viraram febre em São Paulo, são na verdade um boteco japonês. Descubra o significado e o que é izakaya. 

Quando você pensa em comida japonesa, pensa em ir a um restaurante? Que tal se aventurar num ambiente mais simples, barato e tão tradicional – ou até mais  –  quanto o de um restaurante japonês? Isso é possível nos izakayas, os botecos japoneses. Por serem poucos conhecidos no Brasil, vale a pena descobrir o que é izakaya: os estabelecimentos não oferecem os tradicionais combinados de sushi e sashimi. Neles, o sabor da vasta cultura japonesa chega em pequenas porções, de preparos variados, cujo objetivo é servir de acompanhamento ao saquê, shochus e cervejas.

A definição de boteco é a que mais se aproxima do que é izakaya. Mas, na verdade, o sentido é bem mais amplo e remonta a hábitos do período Edo (1603 a 1967). Naquele período havia lojas que só vendiam saquês. Eram as sakayas. Algumas delas serviam petiscos para acompanhar a degustação da bebida. Quando era esse o caso, as casas colocavam na porta o aviso “É permitido ficar e tomar saquê”, que é a origem semântica da palavra izakaya.

 

Chefs

Uilian Goya

O Chef

Uilian Goya é responsável pelas novidades e pratos incrementados. Sempre sintonizado com inovações na cozinha, das mãos dele saem delícias inovadoras do cardápio do Izakaya Taka Daru.

O chef Goya começou sua carreira há 15 anos, trabalhando com a culinária japonesa. Iniciou sua trajetória em uma casa especializada em bentôs, em São Paulo, depois disso migrou para um pequeno restaurante de rua, e de lá foi trabalhar no famosos bairro da Liberdade, no restaurante Kinoshita do chef Tsuyoshi Murakami, ficou lá por um período de 2 anos e logo depois foi convidado a inaugurar um restaurante japonês na Italia, onde permaneceu por um ano. Na sua volta para o Brasil, continuou buscando se aprimorar em restaurantes japoneses tradicionais. Passando assim também pe lo extinto Miaby do chef Masanobu Haraguchi, depois a convite do chef foi trabalhar no restaurante Ban na Liberdade. Fez algumas consultorias e logo depois foi convidado a fazer parte da equipe do chef Makoto Okuwa, para então abrir um restaurante no México, depois de uma estada na Cidade do México, retornou ao Brasil.

Milton Freitas

O Restauranteur

Sócio com Alessandro Tagliari no Antonietta Cucina em Higienópolis, uma das 17 casas na categoria Bib Gourmand do renomado Guia Michelin São Paulo, além de proprietário do Jacarandá Restaurante, Armazém Jacarandá e Raiz Bar em Pinheiros, e sócio com Mauricio Santio no Obá Mamuang Thai Houa nos Jardins, agora ele esta a frente do charmoso Izakaya Taka Daru, um dos mais bonitos e charmosos de São Paulo.

Casa e Árvore

O Taka Daru está instalado na rua Costa Carvalho, 234, uma rua tranquila em Pinheiros, em um dos bairros mais boêmios de São Paulo. Mas a busca pelo local ideal não foi fácil. Foi preciso muita andança pela cidade até que a casa perfeita para abrigar o Taka Daru surgisse. E, com ela, uma bela quaresmeira centenária. A árvore em frente ao imóvel sofreu com anos de abandono e falta de manutenção. Quando as obras para inaugurar o restaurante começaram, e se alongaram por seis meses, houve quem duvidasse que a quaresmeira resistiria. Como sinal de persistência e prosperidade, a árvore símbolo do Taka Daru está frondosa e bem cuidada. É o cartão de boas-vindas do nosso izakaya!

 

0

Your Cart